quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Risco de um “colapso” no comércio de Boa Ventura-PB.


Não querendo bancar o economista, mas, os comerciantes de Boa Ventura sabem do que irei discutir. Sabemos que o comércio de Boa Ventura, vem sofrendo há décadas um processo de degradação, como relata os mais velhos: “tudo começou há anos atrás com a mudança do dia da feira livre” que veio com o passar do tempo, extinguir o dia da feira em nossa cidade, como conseqüência disso, muitos populares procuraram as cidades vizinhas para realizarem as suas compras mensais, criando assim uma prática que enfraqueceu o poder econômico da nossa cidade e que vem se agravando com o decorrer do tempo. O poder público municipal da época em nada ajudou para reverter esse quadro, pelo contrário, proporcionou uma maior queda na economia do comércio, com os atrasos na folha de pagamento e realização das compras para a prefeitura em outras cidades. Daí o principal trunfo dos comerciantes seria os aposentados e pensionistas, mas a falta de numerário nas agencias pagadoras também os levaram a esse ciclo preocupante do ponto de vista de desenvolvimento da cidade.  Atualmente os comerciantes almejavam uma tímida recuperação no poder de venda, já que o atual poder público municipal tem castigado menos os seus servidores, pagando de certa forma, regularmente.  Mas com a determinação do Tribunal de Conta do Estado em realizar o pagamento somente através de depósitos em conta corrente, Boa Ventura evidentemente corre o risco de um “colapso” no comércio local, já que, a maioria dos servidores irão realizar a retirada dos seus proventos em Itaporanga-PB, no Banco do Brasil, como o assedio do marketing comercial na cidade vizinha é bem maior, é inegável que de forma preocupante esses populares também sejam seduzidos a realizarem as suas compras por lá.

A boa notícia é que, a partir de janeiro de 2012 grande parte do movimento financeiro irá retornar a cidade através do Banco Postal, que irá prestar serviços para o Banco do Brasil e também os clientes que continuaram no banco Bradesco com posto de atendimento já instalado na cidade. Resta aos comerciantes entrarem nessa “briga” oferecendo vantagens aos clientes e uma maior competitividade em preços e bom atendimento, para não perder os clientes atuais, como também resgatar os antes perdidos.  


E você, o que pensa? Concorda? faça o seu comentário!

3 comentários:

  1. O que ocasionou esse declineo no comércio da nossa cidade foi sem dúvida os gestores,pois o atrazo de pagamento no município é ainda continua até os dias atuais,e a falta de incentivo aos comerciantes,pórem os comerciantes por sua vez cobram preços exorbitantes em seus produtos e há quem fale que o maior vilão do comércio local é a velha "caderneta e o lápis grafite" que de forma oculta atua no aumento de contas.E mais recentemente visitando a agência do Bradesco local fiquei chocada com o lixo um descasso só,cena que denuncia que Boa Ventura hoje é considerada morta pra qualquer tipo de investimento.O queé lamentável.

    ResponderExcluir
  2. De fato isso é uma problemática que afeta todos os boaventurenses e, olha que isso já faz tempo. Foi lamentável a extinção da feira livre em nossa terra, lembro-me nos tempos de criança o quanto era divertido ver o centro da cidade tão movimentado,hoje já não posso dizer o mesmo; nossa cidade perdeu sua autonomia no que diz respeito ao desenvolvimento financeiro, ainda ontem comentei com um colega dizendo:Boa Ventura é como se fosse um bairro de Itaporanga, ou seja quase tudo que consumimos é comprado lá,como se fosse o centro e nóis a periferia.Isso é algo triste, pois entra ano e sai ano e nossa cidade vive nesse ciclo. Como então mudar essa rotina degradante ao nosso comércio? Creio eu que isso é algo que deve partir de uma parceria entre Gestor,vereadores,os próprios comerciantes e nós a população. Agora quando isso acontecerá não sei. Bem acho que seria interessante se essa matéria ou um texto com mesmo assunto de uma forma impressa, fosse distribuída aos comerciantes e populares,quem sabe isso não levaria a reflexão de muitos, digo isso pois sem que nem todos lerão essa matéria, ou mesmo não tem acesso a internet.
    Renato Valério

    ResponderExcluir
  3. O prefeito dessa nossa cidade deveria tomar uma atitude para que nosso comercio não foce por água
    abaixo como está indo, mais nós cidadãos boa venturense não temos q sair d nosso td vez q quisermos comprar alguma coisa, temos q valorizar é oq é nosso, fazer por nós, circular nosso dinheiro por aqui e não sair para comprar o que quer que seja em outra cidade...

    ResponderExcluir